ARQUITETO(A)
PAISAGISTA
A formação de um arquiteto paisagista assenta numa visão integradora, onde os príncipios ecológicos são fundamentais, numa plataforma de diálogo entre as ciências da terra, da vida e das artes. Tem presente a funcionalidade dos espaços, numa visão de sustentabilidade, visando a promoção da qualidade de vida do Homem, num respeito constante pelo seu meio ambiente. Como exemplo de algumas áreas em que o arquiteto paisagista tem um papel muito importante podemos-te indicar:
PROJETO DE ARQUITETURA PAISAGISTA
Elabora, promove e supervisiona projetos de alteração dos espaços, atribuindo-lhes funcionalidade, esteticamente interessantes e com respeito prelos princípios ecológicos. O arquiteto paisagista privilegia abordagens de fácil manutenção, com recurso a espécies autoctones e que promovam uma menos impermeabilização do espaço. A opção por elementos menos agressivos ao meio ambiente e a procura de espaços mais naturalizados é uma constante. O conceito de conectividade é estruturante no contexto de projeto.
GESTÃO DE RECURSOS
Gere, estuda e administra parques e reservas florestais. Estuda e modela a ecologia e gestão dos ecossistemas naturais. Domina a produção e instalação de vegetação, nos estratos arbóreos, arbustivos e tapetantes. Participa na construção, manutenção e gestão ativa de espaços verdes.
ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
Participa na definição de estratégias e políticas de desenvolvimento territorial. O Ordenamento do Território é estrututurante na sua atividade, como ferramenta de gestão dos riscos naturais e de valorização dos recursos naturais e da paisagem.
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Aplica e desenvolve técnicas de restauração de ecossistemas. Domina o uso de vegetação como ferramenta estrtuturante na recuperação de áreas degradadas. Educação, docência e investigação Realiza atividades em educação ambiental Investiga em centros de investigação ou Universidades assuntos atuais e fundamentais para a promoção da qualidade de vida das populações
MONOTORIZAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Gere e monitoriza a biodiversidade dos territórios. Promove o ordenamento adequado dos territórios e a sua requalificação como suporte da biodiversidade.
DESENHO E GEOPROCESSAMENTO
Domina softwares de desenho e manipulação de imagem, ferramentas fundamentais para partilhar as ideias conceptuais dos seus projetos. Utiliza Sistemas de Informações Geográfica (SIG), e tecnologias de detecção remota, para elaborar planos de ordenamento do território.
ENTIDADES ONDE PODES EXERCER A PROFISSÃO
Organismos públicos da administração central, regional e local
Gabinetes de Projeto,
Empresas de Construção de Espaços Exteriores, e de produção, comercialização e
instalação de vegetação
Empresas de Consultadoria
Empresas de Gestão e Planeamento de Recursos Naturais
Parque e Reservas Naturais
Investigação Científica e Ensino
DESCOBRE MAIS SOBRE
ESTA ÁREA DE ESTUDO
QUE PODES SEGUIR EM...
1201 – UTAD – Vila Real – Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias
0203 – Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências e Tecnologia
0602 – Universidade de Évora – Escola de Ciências e Tecnologia
1515 – Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Agronomia
1103 – Universidade do Porto – Faculdade de Ciências
e ainda mais em
Áreas de Agricultura e Recursos Naturais